Prosear

Significado de Prosear:

-Conversar, dar á língua.

- Conversar sem nenhum compromisso

- Jogar conversa fora

- Bater papo



"Uma prosa sobre minhas vivências, pensamentos, um passeio no meu subjetivo. Uma conversa de peito aberto sobre a vida e o viver. Os "causos" que vou juntando pelas minha andanças".



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dois tipos de felicidade.

Este é um mito, algo que já tocou bastante meu coração e de alguns de meus pacientes, nos faz pensar sobre nossa necessidade de GRANDEZA e de SER/TER tanto na vida.


"Antigamente, quando os deuses ainda pareciam bem próximos dos humanos, viviam numa pequena cidade dois cantores de nome Orfeu.
Um deles era o grande Orfeu. Inventara a cítara, a precursora da guitarra, e quando dedilhava sua cordas e cantava, a natureza em torno ficava enfeitiçada. Os animais ferozes se deitavam mansamente a seus pés, as altas árvores se curvavam para ele. Nada podia resistir a seus cantos. Como era tão grande, cortejou a mais bela mulher. Depois começou o declínio.
Enquanto ainda celebrava as bodas, morreu sua bela Eurídice, e a taça cheia partiu-se no momento em que era brindada. Mas, para o grande Orfeu, a morte ainda não era o fim. Valendo-se de sua arte requintada, encontrou a entrada do mundo subterrâneo, desceu ao reino das sombras, atravessou o rio do esquecimento, passou pelo cão dos infernos, apresentou-se vivo ante o trono do deus da morte e o comoveu com o seu canto.
A morte liberou Eurídice, porém sob uma condição. Ele não poderia olhá-la até chegarem na superfície. Orfeu estava tão feliz que não percebeu o ardil oculto por trás do favor. Retomou o caminho de volta, ouvindo atrás de si os passos da mulher amada. Passaram ilesos pelo cão dos infernos, atravessaram o rio do esquecimento, começaram a subida em direção à luz, e já a avistaram ao longe.
Então Orfeu ouviu um grito - Eurídice tropeçara. Virou-se horrorizado, ainda viu a sombra desaparecendo na noite, e ficou só. Fora de si pela dor, cantou sua canção de despedida: "Ai de mim, eu a perdi, toda minha felicidade se foi!"
Ele próprio retornou à luz, mas no reino dos mortos passara a estranhar a vida. Quanto algumas mulheres ébrias quiseram levá-lo à festa do vinho novo, ele se recusou, elas os despedaçaram em vida.
Tão grande foi sua desgraça e tão inútil foi sua arte. Porém todo o mundo o conhece!
O outro Orfeu foi o pequeno. Era apenas um músico ambulante que se apresentava em pequenas festas, tocava para gente humilde, alegrava um pouco e se divertia por isso. Como não podia viver de sua arte, aprendeu um ofício comum, casou-se com uma mulher comum, teve filhos comuns, pecou eventualmente, foi feliz de uma forma totalmente comum, morreu velo e satisfeito da vida.
Mas ninguém o conhece - exceto eu!" Bert Hellinger

Enfim...faça a experiência de deixar estas palavras entrar em seu coração sem julgamentos e veja qual recado ela dá pra você, eu já recebi o meu!

2 comentários:

  1. É dificil escolher qual dos dois queremos ser porque em cada um existe um pedacinho que nos atrai. E eu não estou falando de ser conhecido, mas de ter lutado, com tudo que podia, para ter de volta a razão da sua vida. Essa força, essa determinação me atrai, mas a vida tranquila do outro tambem. Ahhh! duvidas! são tantos pedacinhos dentro do nosso coração...
    beijos
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. O caminho da simplicidade não fascina, mas permanece o melhor caminho para a felicidade permanente. Reconheço que a glória dos grandes feitos é apenas vaidade, e que esta vaidade passa tão brevemente como as belas notas de uma canção à cítara. Mesmo assim, sinceramente, é muito atraente ser o grande orfeu. Fernando.

    ResponderExcluir