Prosear

Significado de Prosear:

-Conversar, dar á língua.

- Conversar sem nenhum compromisso

- Jogar conversa fora

- Bater papo



"Uma prosa sobre minhas vivências, pensamentos, um passeio no meu subjetivo. Uma conversa de peito aberto sobre a vida e o viver. Os "causos" que vou juntando pelas minha andanças".



sexta-feira, 16 de abril de 2010

A sensibilidade.


Hoje me surpreendi com uma criança que eu estava atendendo, coisa não rara de acontecer, elas sempre me levam a outra dimensão. Estávamos montando um quebra-cabeças onde tinha a figura de uma abelha, o pequeno comentou: -"Eu amo as abelhas, elas são tão sensíveis..." Fiquei rindo tentando entender aquilo. Questionei o significado de sensibilidade, ele rapidamente me disse que as abelhas são muito cuidadosas com a coméia, tratam bem as abelhinhas pequenas e que cada uma faz uma coisa. Fiquei encantada com a definição!!! Para arrematar ele disse que elas também são chics, muito bonitas de cores legais, coisa que eu concordo, elas concorrem juntamente com as joaninhas e borboletas ao título de "mais bem vestidas". Como diria meu pequeno amigo: -"São chics como duas amiguinhas que tenho na escola".


Depois deste atendimento fiquei pensando em escrever sobre a sensibilidade, o ser sensível.


Para o dicionário é a capacidade de sentir, propriedade de reação dos organismos aos estímulos externos ou internos. Pode ser também a tendência, disposição a ser dominado pelas impressões, sentimentos, emoções; impressionabilidade, suscetibilidade.


Para mim é tudo isso e algo mais, bem mais, é ser a flor da pele. É o SENTIR...VIVER/FLUIR. É se colocar disposta ao mundo no modo "on-line", se permitindo receber as informações e deformações do mundo. Ser sensível neste sentido é difícil pois nos expõe, não sabemos que componente virá pela frente e deixará nossa "pele sensível irritada". Dessa forma, é melhor se proteger, passar creminho anti-alérgico ou se fechar! Quantas vezes eu sofri por minha demasiada sensibilidade, quanto choro fora de hora, sentimentos extremados, vontade de salvar o mundo? Contudo, ainda creio ser melhor do que o fechamento do que o não sentir, não sofrer, não viver.


Voltando a historinha do início, agora vejo que as abelhas são sensíveis sim!!! Conseguem viver bem em comunidade, dividem tarefas, respeitam hieraquia, conhecem bem suas regras e cuidam uma das outras. Se tivéssemos este tipo de sensibilidade nossa humanidade estaria mais conectada com o Eu e o Outro, sendo bem mais fácil chegar ao Transcendental.


Um comentário:

  1. Assisti a uma entrevista de um psiquiatra com a Marília Gabriela e nunca esqueci. Ele falou que hj em dia, o maior medo das pessoas é o medo de viver, de se expor, de expressar seus sentimentos, com isso elas estão se travando, "se fechando em uma ostra", e com medo de se expor, acabam não vivendo...
    E ele terminou com uma frase que vou levar para minha vida toda: "Não precisa ter medo, apenas tenha cuidado".

    ResponderExcluir