Prosear

Significado de Prosear:

-Conversar, dar á língua.

- Conversar sem nenhum compromisso

- Jogar conversa fora

- Bater papo



"Uma prosa sobre minhas vivências, pensamentos, um passeio no meu subjetivo. Uma conversa de peito aberto sobre a vida e o viver. Os "causos" que vou juntando pelas minha andanças".



quarta-feira, 21 de abril de 2010

A árvore.

Antes de ler por favor veja o vídeo com sua "alma".

Nossa, que grande impacto ao ver este vídeo pela primeira vez! Depois de assistir outras vezes comecei a racionalizar os acontecimentos. Quantas vezes nos vemos "presos" em situações de impossibilidades? Quantas vezes reclamamos, desistimos ou esperamos que algo aconteça? Ficamos emperrados nas dificuldades e não saímos da zona de conforto para fazer parte da solução.

Um grande impasse, um grande obstáculo que se coloca diante daquelas pessoas, algumas esperam, outras reclamam, outras decidem ir andando ao seu objetivo (preocupadas somente consigo), mas a criança resolve tentar algo novo. Moreno (criador do psicodrama) formulou a teoria da espontaneidade, que está ligada dialeticamente à criatividade. A criança do vídeo foi criativa ao ousar imaginar uma nova solução para o obstáculo imposto diante daquela comunidade. Ele ousou criar uma nova saída!!! Foi lá e criou: livre de todas as conservas culturais, isto é, toda a cristalização de um processo de criação. Estas conservas quando mantidas e repetidas sem a devida consciência e crítica, nos faz correr o risco de tornar-nos seres robotizados, programados e sem criatividade, apenas reproduzindo comportamentos.

O menino não se preocupou se a árvore era pesada, se iria parecer louco, se este tipo de comportamento é impróprio..."não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez", e fazendo ele mobilizou, movimentou e moveu a árvore do lugar!!! No fim o sol volta a brilhar, as coisas fluem e o ritmo da vida volta ao normal. Acho muito simbólico o policial dormindo e acordando somente quando tudo se resolve (ao meu ver ele representa as instituições). Muitas vezes esperamos em vão por grandes resoluções de nossas instituições gordas e dorminhocas...entregamos em suas mãos o dever de organizar, pacificar, programar, sanar nossa vida em comunidade.

Por fim a árvore saiu, o pequeno conseguiu derrotar o Golias. E sua árvore, qual é?

Nara Guimarães.

Um comentário:

  1. Assisti ao vídeo e,confesso, me emocionei.
    É lindo ver uma solução que sai do coração ingenuo de uma criança, porque ela não complica as coisas, nem tem fórmulas pré-estabelecidas de como fazer nessa ou naquela situação...
    Na maioria das vezes quando estamos dentro de um problema o enxergamos tão grande que não conseguimos vislumbrar uma saída, ou então, tentamos resolver com algum modelo que já conhecemos.
    Esse garotinho foi proativo, desenrolado,e envolvente.
    Ele fez com que cada um que estava ali visse a solução de uma maneira simples e quisesse participar dela.
    Isso mexe com a gente porque temos uma tendência à acomodação, a sermos coitadinhos, ou revoltados. Mas a vitória está em agir, em dar o primeiro passo, em sair do lugar.
    O importante é "fazer acontecer".
    beijos

    ResponderExcluir